Se você é uma pequena empresa ou um profissional independente, você pode utilizar um Espaço de Coworking como seu escritório. Geralmente você pode contratar um plano baseado em horas de utilização ou mesmo um plano fixo mensal. Lá você vai encontrar toda a estrutura tradicional de um escritório, com uma boa localização, uma grande comunidade de profissionais diversos para trocar experiências e um custo muito inferior a manutenção de um escritório próprio.
É como um escritório virtual, certo?
Na verdade não. O nosso WorkSpace, assim como um Coworking tem muito pouca relação com escritórios virtuais e outros tipos de condomínios empresariais. Estes espaços, apesar de compartilhar o mesmo teto, são projetados para que cada empresa funcione completamente independente uma da outra. As pessoas não se misturam, e não existe a formação de uma comunidade unidade de profissionais.
Os custos também podem ser proibitivos para um profissional freelancer, por exemplo. São boas soluções, porém mais indicado para grandes empresas ou quando existe a necessidade de isolamento do time em relação aos colegas.
Você pode continuar trabalhando de casa no dia chuvoso, ou quando não estiver com vontade de sair de casa. Você pode aproveitar o melhor dos dois mundos.
Um WorkSpace deve ser encarado como um investimento mensal ou pontual do seu negócioa. Você terá uma estrutura melhor para receber seus clientes, terá uma rede de contatos infinitamente maior e irá trabalhar de forma mais eficiente ao separar sua vida profissional da pessoal.
Isso gera um retorno de trabalho maior em um curto ou médio prazo. Além disso, existem opções de espaços “On Demand”, o qual você só paga o que precisar usar. Assim como as salas de reuniões exclusivas e também usufruir das áreas comuns durante o período contratado, seja ele mensal, semanal ou mesmo diário.
Interatividade
Um dos maiores benefícios, e certamente intenções de investir sua carreira profissional em um coworking, é a interação que o mesmo oferece entre profissionais.
Com essa interação, é possível desenvolver uma relação de colaboração, indicações, visibilidade e mesmo um sentimento amigável, beneficiando ambos os lados.
Economia
O WorkSpace estimula a divisão de gastos com materiais, energia, e economia no geral, visto que vários profissionais dividem o mesmo espaço e consequentemente, os gastos gerais. Além de que, em alguns casos, os espaços são programados para beneficiar seus colaboradores através da localização.
Ambiente favorável
O conceito do WorkSpace ou coworking é diferenciar-se dos escritórios e empresas tradicionais. Sua temática mais livre, focada em estimular a calma, criatividade e eliminar o estresse, auxilia os profissionais a estarem mais dispostos e ver o trabalho como não apenas uma obrigação, e sim como um refúgio de criatividade, relacionamento e união. Coworking é considerado um lifestyle.
Oportunidade de negócios
Além de compartilhar ideias e referências, também tornam-se oportunidades de negócios. Cada profissional tem a oportunidade de compartilhar referências com seus clientes e gerar um círculo de oportunidades, principalmente quando trata-se do mesmo nicho.